O primeiro ponto que acho interessante ressaltar é que as imagens principais da Praça da Liberdade disponibilizadas pelo Google Street View são de 2012, o que faz com que haja uma grande margem para mudanças ao longo desses anos. Com as imagens de 2021, já é possível observar que houveram mudanças que, ao contrário de deixar o espaço mais aberto ao uso do público, dificultou o seu aproveitamento para o lazer.
Tanto na visita presencial, quanto nas imagens de 2021, nota-se que, espaços gramados à sombra das árvores, os quais antes podiam ser usados para piqueniques, por exemplo, foram tomados por flores e cercas vivas. Desse modo, fica claro que a praça está sendo transformada em quase que um museu, já que a interação com o ambiente é limitada. Por isso, a principal atividade realizada pela população na praça é a caminhada em seu entorno.
Pessoalmente, também foi possível observar a apropriação do coreto por moradores de rua, principalmente por conta da chuva, para que consigam se proteger durante a noite.
Comentários
Postar um comentário